segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cinco Cuidados - Sono

Recolher é gerar! A veracidade deste princípio antigo chinês é reconhecida facilmente por qualquer pessoa que tenha uma significativa perda de horas de sono tranqüilo. Evidencia-se tal princípio depois de um período estressante, acompanhado do sentimento de cansaço e da vontade intensa de dormir.
A quantidade de horas necessárias de sono varia para cada um, podendo aumentar de acordo com o cansaço acumulado e/ou a limitada capacidade de gerar energia de outra forma. Uma pessoa que dorme muito, se houver exagero, pode também se sentir cansada por não estar dispondo da circulação de vitalidade que é proporcionada pelo movimento.
O sono é a maneira mais usual e necessária de recolhimento, dificilmente substituído pela meditação, isto só acontece parcialmente com pessoas com grau avançado nesta prática. Para as pessoas em geral, dormir é insubstituível e, portanto, se faz necessário ter um especial cuidado para que o sono possa ser eficaz.
Saber dormir com serenidade e relaxamento é um dos Cinco Cuidados para a Saúde e envolve alguns conhecimentos que dão possibilidade para que o sono aconteça com mais facilidade.
A partir dos conceitos de Yin e Yang, à meia noite é o horário do extremo Yin e representa, na natureza, o ápice do recolhimento. Em seqüência, caminha para o jovem Yang, o início da expansão, que vai aparecer mais nitidamente na madrugada ao surgir a luz solar.
Alguns cuidados podem ser tomados para propiciar um sono reparador:
Quanto mais cedo dormir melhor. Para os estudiosos de medicina chinesa já aparece um pequeno sinal de expansão a partir das 23h, ocasionando em algumas pessoas uma sensação de despertar neste horário e fazendo-as dormir bem mais tarde do que seria aconselhado. Recolher-se antes deste horário, além de ajudar ao sono vir mais facilmente, faz também com que ele seja mais profundo e a pessoa se sinta mais descansada ao acordar.
Jantar no início da noite. A digestão pode atrapalhar ao sono se o alimento ingerido não for leve. No critério chinês de alimentação, quanto mais cedo for a última refeição e composta de alimentos de fácil digestão é melhor, pois favorece a capacidade de dormir rápida e profundamente. O critério de alimento leve e de fácil digestão pode variar de pessoa a pessoa, mas aconselha-se, de forma geral, a dar preferência para legumes acompanhados de poucos carboidratos, além de evitar carnes ou outros alimentos protéicos.
Relaxar antes de deitar. A prática de relaxamento antes de deitar para dormir é muito útil a pessoas com muita atividade mental nesta hora. Deitar-se com a mente muito ativa dificulta a chegada do sono e cria um estado de ansiedade que por sua vez, aumentará mais ainda a dificuldade de dormir. Fazer uma prática de relaxamento na posição sentada, prepara a mente para desligar-se, favorecendo o sono chegar mais rápido. Um recurso extra para os dias de maior dificuldade é o uso de “escalda pés”, antecedendo a ida para a cama, para diminuir o fluxo de sangue e energia na parte superior e desviar para a inferior, proporcionando, assim, mais rapidamente o relaxar.
Ouvir o corpo antes de dormir. No decorrer do dia, os afazeres comumente impedem a tomada de consciência do que está acontecendo ao corpo e quais são as suas necessidades de cuidado. O recolher é uma forma de ouvir e dar atenção às falhas no auto-cuidado, que foram acumuladas pela impossibilidade de se atentar e suprir ao longo do período de “vigília”. O exercício da introspecção favorece a elaboração de questões que, se não compreendidas, levarão ao aparecimento de sonhos agitados; favorece também a liberação do acúmulo de tensão na musculatura, das emoções reprimidas ou exacerbadas, que são prejudiciais ao sono e que causam contraturas na região cervical e na articulação da boca, podendo resultar na causa de vários problemas de saúde.
Deixar o ambiente mais tranqüilo. Se o intuito é recolher-se, então é necessário diminuir os estímulos no ambiente e induzir com isso o corpo a reconhecer o que se espera dele neste momento. Pode-se, para isso, deixar a luz suave e colocar uma música que acalme.
Portanto, o sono e o cuidado com este momento representam formas de cuidado e recolhimento que resultam na promoção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário